top of page

Minha História

Doc Comparato

O autor Edson Gomes na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) no Curso de Roteiro com Doc Comparato em 1996.

Edson Gomes é brasileiro, carioca, jornalista, contista, roteirista, romancista e

dramaturgo. Filho de pai contador e mãe lavadeira e costureira, viveu nos bairros da Praça da Bandeira, Abolição e atualmente está na zona oeste em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. 

 

Aos oito anos de idade ajudava a mãe a entregar as roupas lavadas e buscar as sujas juntamente com seu irmão mais velho Jurandir nas casas das clientes, andando quarteirões com bolsas pesadíssimas para a idade de ambos. 

 

Desde pequeno Edson sempre foi apaixonado por leitura. Muitas pessoas tiveram as obras de Monteiro Lobato como os primeiros livros da infância, pois Edson teve Maria José Dupré (autora do romance Éramos Seis). O livro dela, que despertou nele o gosto pela literatura, foi A Ilha Perdida da série Vagalume. A história o envolveu tanto, que decidiu escrever uma história melhor do que aquela, depois de o ter lido mais de três vezes. Logo em seguida veio Julio Verne, com a Volta ao Mundo em Oitenta dias e não parou mais de ler os livros que apareciam pela frente.

 

Aos 13 anos já enchia cadernos e mais cadernos contando a história de um garoto

detetive chamado Jorginho e seu amigo Boiúna, como se fosse um seriado com episódios. As obras nunca foram publicadas e alguns cadernos se perderam no meio dos cupins dentro de um armário velho.

 

Ele não se sentia satisfeito com as historias que escrevia e desejava aprender mais sobre como montar enredos emocionantes. 

 

Quando começou a trabalhar no comércio na zona sul do Rio, Edson procurou algum curso de especialização de textos, foi quando ele deu de cara com o livro de roteiro para tevê de Doc Comparato (Autor do seriado Malu Mulher e da minissérie Lampião e Maria Bonita entre outras). Devorou o livro e prometeu a si mesmo que faria um curso com o autor global na época.

 

Edson guardou um dinheiro e quando a oportunidade de fazer o curso do Doc na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) surgiu foi um dos primeiros a se inscrever sabendo que a concorrência seria grande, pois mais de cem pessoas ficaram fora do curso.

 

Fora este curso, outros viriam a enriquecer seu currículo de contador de histórias com grandes autores de tevê: Tiago Santiago (Caminhos do Coração – Os Mutantes, Escrava Isaura na Tevê Record) e Cláudio Mac Dowell (O Toque do Oboé– Cinema). Este último citado era professor da escola de Cuba de criação literária de Gabriel Garcia Marquez (Escuela Internacional de Cine y TV de Los Baños). A mesma aula que davam lá foi dada aqui na Fundição Progresso - RJ.

 

Depois disso, ele começou a publicar vários textos como: Papo 750, Depoimento a Deus, A Doença Benigna, De Quatrocentos ou Cem? E os Órfãos de Renato em antologias literárias e anuários.

 

Seu primeiro romance foi lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 1999: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos. Em 2009 lançou o livro O Último Lampejo do Crepúsculo, em 2012 Psíquico - muito além da justica dos homens, que está concorrendo aos prêmios Jabuti e Portugal Telecom de Literatura em 2013.

Doc Comparato
bottom of page